A Biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a vida e saúde das pessoas. O profissional da biotecnologia, biotecnólogo, irá atuar em uma área inovadora por natureza, o biotecnologista se torna multidisciplinar. O mercado biotecnológico encontra- se em franca expansão, não há dúvidas. Mas que futuro uma pessoa pode ter ao escolher investir nesse mercado? Que conhecimentos/tempo investir? Quais as vantagens de investir nesse mercado?
A biotecnologia representa hoje cerca de 27% do mercado global. A expectativa é que em 2024 esse número aumente para 31%. O mercado global de culturas biotecnológicas foi avaliado em US$ 18,15 bilhões em 2018, de acordo com o Coherent Market Insights. A instituição projeta que o mercado de culturas biotecnológicas atinja US$ 37,46 bilhões até 2027, a crescente indústria de alimentos deverá impulsionar o crescimento do mercado em todo o mundo, juntamente com a demanda por produtos de origem em organismos geneticamente modificados (OGMs). O consumo por bioprodutos específicos, encontrou um mercado que já ultrapassa a casa dos 180 bilhões de dólares. Nosso cotidiano conta com bons exemplos desde mercado: biocombustíveis, antibióticos e vacinas. Não é difícil perceber as inúmeras possibilidades que a Biotecnologia nos oferece. Mas como se preparar para entrar neste mercado tão promissor?
A formação técnica dos cursos de biotecnologia varia quanto a sua duração, de 2-5 anos, indo desde o Técnico em Biotecnologia até o PhD em Biotecnologia, as opções de atuação nos segmentos biotecnológicos são amplas, podendo o estudante optar segundo seu grau de instrução, como técnico de laboratório, biotecnologista, cientista, etc. Também, são muitas opções de trabalho para o biotecnólogo, podendo atuar com biotecnologia marinha; nanotecnologia médica; neurociências; agrobiotecnologia; biotecnologia industrial; processamento de alimentos, entre muitos outros seguimentos.
As oportunidades de exploração da área são quase intermináveis, esta nova tecnologia possui muitos aspectos positivos. Entre as vantagens, pode-se citar o balanceamento nutricional possível nos alimentos, a capacidade de reduzir e evitar riscos de certas doenças do alimento, reduzir drasticamente o uso de agrotóxicos. Inquestionável é que o conhecimento biotecnológico bem aplicado, poderá render bons frutos profissionais.