Biotecnologia X Biodiversidade

Compartilhar esta postagem

Embora a percepção da variedade de formas de vida seja tão antiga como a própria autoconsciência da espécie humana, o conceito de biodiversidade é bastante recente, refere-se à diversidade biológica para designar a variedade de formas de vida em todos os níveis, desde micro-organismos até flora e fauna silvestres, além da espécie humana.

A rica diversidade de vida na Terra surgiu do processo de evolução, de uma única espécie que surgiu há mais de 3,6 bilhões de anos cerca de 8,7 milhões de espécies evoluíram para povoar o planeta de hoje. Dessas, apenas cerca de 2 milhões foram classificados. De uma maneira geral a Biodiversidade é ampla, daí se fosse possível, calcularíamos o valor que isto representa em riquezas e divisas ao nosso país. O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta variedade traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra, entre os principais fatores responsáveis por essa variedade biológica no Brasil estão a sua extensão territorial e os diferentes climas.
A atividade do setor agrícola compõe mais de 5% do PIB brasileiro atualmente, é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país. Utilizam-se 7.000 espécies de plantas diferentes na agricultura, porém mais de 90% da nossa alimentação é constituída por 30 espécies no máximo, sendo os principais: trigo, arroz e milho. Em resumo conhecemos 0,5% dos microorganismos existentes. O Brasil é um dos países com maior capital natural do mundo. Este capital natural e os serviços ecossistêmicos a ele vinculados, são de grande importância em escala global.

A importância econômica dos recursos naturais para a comunidade é crescente. Novos produtos são desenvolvidos graças a biotecnologias, a biodiversidade é também um campo de trabalho e lucro. E neste momento em que o mundo discute a importância da biodiversidade, mesmo que para alguns tenha somente cunho econômico, é necessário estabelecer um manejo sustentável destes recursos. O valor da biodiversidade é incalculável, portanto, é um assunto a ser tratado sob aspectos legais e de registro das informações biológicas, para que enfim, citando somente um exemplo, teríamos uma melhor distribuição dos rayoulties além de direcionada a retornos proporcionais.